Sobre a artista
Renata Pelegrini é artista plástica e tradutora. Sua trajetória se desenvolve em uma dinâmica multidisciplinar em que arte, ciência e narrativas coletivas/pessoais se entrelaçam para valorizar a ancestralidade, a inteligência dos mais-que-humanos e os saberes tradicionais. Suas obras exploram desde raízes de plantas até criaturas luminescentes das profundezas do mar. Em residência no Hangar (Lisboa, 2018) investigou os fazeres femininos.
Desde 2020 integra coletivos pela preservação do planeta com ações/discussões entre arte e ciência. Nesse percurso expandiu seu olhar criativo e colaborativo sobre a conexão intrínseca entre o humano e o meio. Em 2021 realiza o vídeo PASSAGEM onde zonas de transição e fronteiras enfatizam a arte como ferramenta de diálogo entre o corpo, a natureza e as dimensões cósmicas.
Escreve para a Liga-das-Mulheres-pelo-Oceano desde 2022, ano que ocorreu a individual TRILOGY OF WATER motivada pela sua fala com o arqueólogo americano Alex Jansen, evidenciando, assim, a vitalidade de sua narrativa visual que propõe a permeabilidade de entes e territórios.
Em 2023 publicou o livro de artista TENTACULAR, nome também atribuído à sua exposição individual no mesmo ano.
O projeto LIBRARY OF WATERS (2024) idealizado e desenvolvido pela artista na OceanUni/Ocean-Archive do TBA21-Academy é fruto desse fazer profuso.
As esculturas ESCUTADORES, expostas em sua individual de 2025, são fruto de pesquisa dos dois últimos anos, e compõem um conjunto que expressa a sensibilidade de Renata para captar e transformar em experiência poética os vínculos que unem seres e o universo.