Skip to main content

SeCult Galeria Brás Cubas

2016

PIGMENTO em Santos: “ Paisagens, pessoas e coisas deste mundo

Nota Introdutória: o PIGMENTO existe há 5 anos, formado por artistas que se encontram quinzenalmente para discutir sua produção, arte contemporânea, enfim, sobre o que faz com que continuem a produzir arte em tempos confusos como o nosso. O PIGMENTO é mais que um grupo ou um coletivo ou uma reunião periódica de artistas: PIGMENTO são doze artistas, doze maneiras de ver o mundo através de pinturas, gravuras, instalações, desenhos e esculturas. Nesta exposição a cidade de Santos não aparece de forma explicita, mas como estímulo ao olhar e ao pensamento tanto dos artistas como dos visitantes”. (…)

Nem sempre a paisagem é espaço aberto, perspectivas longas onde mares, montanhas e vegetação convivem ou a linha do horizonte está prestes a se desfazer. Renata Pelegrini buscou captar em Santos a intervenção do homem na paisagem. Esta “paisagem construída” anula a mediação da linha do horizonte, inverte perspectivas, transforma gruas em árvores, galpões em morros. Não surpreende que cores e formas decorrentes, nos desenhos ou nas pinturas, sejam dotadas de dinamismo quase palpável. É um tempo acelerado que temos aqui. (…)

Tudo é impermanência. Pessoas vem e vão, morrem e nascem; até as paisagens mudam rapidamente pela ação do homem. É o tempo em que vivemos, nem pior nem melhor, talvez diferente apenas. E a arte tenta manter não só uma relação temporal mais calma, um ritmo humano e não das máquinas, mas também guarda a capacidade de permanecer além de nossa existência. Em meio as coisas deste mundo, é reconfortante saber que algumas delas podem falar do que ainda é ser humano.

Marcelo Salles
Curador