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OceanUni TBA21 Academy – Texto para coleção de artigos “Studies in Blue Agency”

2023

ESTUDOS NA AGÊNCIA AZUL: UMA COLEÇÃO DE PENSAMENTOS  

O Conhecimento Tradicional (CT) foi um dos tópicos detalhados na quarta sessão O/U do  outono de 2022. Fiquei atraída pela forma como a CT se relaciona com o mar profundo e como  a gestão e as práticas oceânicas podem tornar-se mais sustentáveis ao aplicar a CT. Lendo um  dos Resumos de Políticas da Deep-Ocean Stewardship Initiative (DOSI), descobri mais sobre  mapas e cartas de navegação. Eu estava particularmente interessada nos objetos marshalleses  que são construídos pelos navegadores como auxílios instrucionais usados para ensinar padrões  de ondas e a localização de ilhas. Esses gráficos de navegação são chamados de Rebbilib. 

A princípio, me relacionei com o formato quadrado do Rebbilib porque me traz à mente o  formato de grade que tenho usado em algumas de minhas expressões artísticas. Neles,  investigo mais a memória e os padrões artesanais como entidades antigas de cuidado a serem  preservadas como o CT em suas formas holísticas. Em uma série chamada MAPPA, trago para a  grade a geografia e os fios de lã. Em um trabalho, desenho circuitos de caminhada recuperados  da memória para um papel de 100cmx100cm (slide 001); no outro, entrelaço lã e porcelana fria  num padrão sob um tear de tapete (slide 002). Ambas as abordagens defendem o meu  interesse em procurar uma nova gramática para habitar o nosso planeta e inspirar a minha  prática. 

Outra ligação ao Rebbilib é o fato de ser feito de gravetos. Isso me convidou a elaborar minha  própria carta de navegação com os bastões secos de orquídeas que venho coletando nos  últimos anos (slide 003), enquanto estudo as plantas epífitas socialmente amigáveis. Meus  gráficos são mantidos juntos pelos clipes verdes que originalmente removo da própria orquídea  viva quando ela chega até mim (slide 004). Esses clipes desempenham um papel simbólico do  qual quero libertar a planta: o desejo humano de manipular e interferir no desenvolvimento  natural desse vegetal para forçá-la a crescer em uma determinada direção, contrariando sua  própria sabedoria. Usar esses clipes para segurar meu gráfico me fez redirecionar seu uso e  explorar um novo vocabulário. (slides 005 a 009) 

Finalmente, ser um participante on-line do O/U me encorajou a explorar mais ferramentas de  computador para combinar imagens para o meio que desejo visível, onde a herança tradicional  / Rebbilib pode fazer parte do ambiente que crio junto com a inteligência das plantas, a tradição  das mulheres no artesanato e o conhecimento do mar profundo ainda a ser aprendido e  protegido. (slides 010 a 013)