Ondas

Ondas
zweiarts

Ondas

ONDAS é uma narrativa de laços em uma sequência de desenhos que retratam um fluxo imaterial. Estas imagens interligadas assemelham-se a uma criação biológica que eventualmente gera conchas, como na imagem final, pintada no papel de 9 metros de comprimento, utilizado para este trabalho.

Desenrolar parte do papel a cada dia transformou ONDAS em um diário do período de residência artística que passei em Lisboa, onde foi feito. Os movimentos do corpo no vai-e-vem da extensão do papel assemelhavam-se a ter sido atingida por ondas de memórias, uma após a outra. As intensidades da crista e da calha foram lembradas nainstalação do trabalho com minha escrivaninha e cadeira, que serviram de cenário para explorar as ideais de continuidade e circularidade.

Atravessar o Oceano atlântico a partir do Brasil foi um convite para me reconectar com minhas raízes na Península Ibérica. A viagem invertida, feita um século antes pelas bisavós da minha família, ficou na minha memória como um sentido de direção que eu precisava reconhecer.

Essas histórias femininas com água construíram contos de cuidado e parentesco que traduzi como investigações de desenho e movimento de ondas. Instrumentos de artesanato, como fios de lã e agulhas de tricô, foram trazidos de volta à mente e ao meu corpo, e foram amalgamados com outras imagens de ciclos simbióticos, algas, rendas e conchas – elementos que se entrelaçam na concepção de um novo mundo.