Mar Profundo

Mar Profundo
zweiarts

Mar Profundo

MAR PROFUNDO é um vídeo performativo e também uma experiência de ativação de objetos. Ela dá luz às minhas tentativas de interagir com o desconhecido – neste caso, criaturas inventadas e outros objetos em meu estúdio. No escuro da noite, iluminado pelo vago reflexo de um retroprojetor analógico, MAR PROFUNDO é uma metáfora da profundidade do oceano.

Sob a luz, os objetos tornam-se protagonistas de histórias não contadas que só podem ser descobertas pelas lentes do retroprojetor. O dispositivo torna-se uma lupa de novos caminhos que o trabalho pode explorar, sendo utilizado como principal fonte de investigação. Mediador de realidades, o ‘retro’ faz da luz e sombra, de modelos negativos e positivos, e outros binômios, objetos de estudo e relação. Nesse sentido, o estúdio se torna um laboratório para mergulhos profundos no escuro.

No vídeo, as especulações sobre o fluxo de saberes ancestrais e as conexões com outras vidas na terra, como raízes de certas plantas, são questionadas a partir do encontro do meu corpo em cena com as criaturas projetas.