Corais

Corais
zweiarts

Corais

CORAIS é uma coleção de criaturas marinhas feitas em cerâmica fria. Eles começaram como modelos negativos de superfícies sobre as quais a massa de modelar era pressionada. Tocar a ‘pele’ do tecido tricotado à mão por mulheres, ou a arquitetura da cidade, e até os objetos do meu estúdio, significava estabelecer relação com a memória e os saberes ancestrais.

A união é um conceito básico em CORAIS. Quando a investigação se aproxima de recordações e geografias de ancestralidade, as peças finais assemelham-se a fósseis; não só pela morfologia, mas também pela ‘presença’ do elemento que evocam no vazio. É uma combinação de tempos vividos que me interessa como resíduo de um fluxo com o qual quero aprender.

Em trabalhos posteriores, a massa é moldada à mão, e não mais em contato com as superfícies. À medida que as ‘esculturas’ se tornam mais autônomas, outras questões que me interessam são adicionadas a essa ecologia marinha. E assim, ‘Epífitas’ originou- se da minha pesquisa de plantas socialmente amigáveis que apenas vivem juntas para companhia, sem serem parasitas. ‘Escutadores’ encarna o desejo de ouvir e aprender com o que se desconhece sobre o mar e os saberes ecológicos. ‘Auga’ é a minha textura coral poética, feita de pequenas peças combinadas para a construção de uma nova forma, cujo nome, aqui é a palavra água na língua mirandesa, do norte da fronteira entre Portugal e Espanha; lugar de forte fusão cultural.