Skip to main content

LIBRARY OF WATERS

Fiona Middleton | 2024

LIBRARY OF WATERS

A ocean comm/uni/ty é o espaço social online da TBA21–Academy para pesquisadores, profissionais e entusiastas interessados em arte, ecologia e no oceano. A plataforma reúne mais de 2.000 membros de todo o planeta em busca de inspiração e conexão por meio de interesses e paixões de pesquisa compartilhados. Eu a considero como uma piscina natural: um local anfíbio semiaberto onde podemos nos reunir de tempos em tempos, onde as marés trazem novas pessoas, novas informações e situações – assim como a LIBRARY OF WATERS, um projeto colaborativo que captura uma parcela da comunidade que ama a água.

Desde o início da ocean comm/uni/ty, quando foi lançada em setembro de 2021, nossa ideia era abrir uma plataforma para pessoas que se sentiam atraídas pela água, pelo oceano, e fascinadas pelas conexões ilimitadas que ele contém: entre lugares e comunidades, histórias e futuros, pensamentos e sentimentos. Nos últimos três anos, eu e a Equipe Digital da TBA21–Academy temos nos inspirado continuamente nas possibilidades de conexão online – através das águas – para encontrar maneiras de expressar nossas práticas e curiosidades sobre o oceano, cultivando amizades e até mesmo colaboradores no processo.

Renata Pelegrini está no coração da ocean comm/uni/ty desde o início. Em nossos círculos de encontro online, palestras, workshops e muito mais, ela sempre parece ter uma ideia em movimento. A LIBRARY OF WATERS é uma dessas ideias que Renata propôs para o nosso primeiro festival da ocean comm/uni/ty em junho de 2024, como uma ação colaborativa que representa mais do que o que se vê na superfície: por trás de cada imagem e conjunto de coordenadas há uma explosão de intenção e um lugar nunca escolhido por acaso. Tem sido um prazer ver a LIBRARY OF WATERS ganhar vida!

 

FIONA MIDDLETON – ocean comm/uni/ty

A ocean comm/uni/ty faz parte do Ocean-Archive.org – uma plataforma online que investiga o potencial da narrativa e da colaboração transdisciplinar dentro e além das práticas arquivísticas. Ela se esforça para expandir a cultura oceânica crítica em um momento de grande necessidade e catalisa ações coletivas por um oceano vivo.