Renata Pelegrini no 46° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba

Renata Pelegrini no 46° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba
zweiarts

Renata Pelegrini no 46° Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba

Embora o modelo de Salão de Arte seja uma forma tradicional de exposição, o que se vê pelo país é a diversidade da produção contemporânea, que tem a chance de ser vista a partir de um processo seletivo democrático. Qualquer artista, de qualquer idade, de qualquer região do país, pode apresentar para apreciação do juri de seleção e público um conjunto de trabalhos nos mais diversos suportes e linguagens. Os inúmeros salões de arte que se vê pelo Brasil são, muitas vezes, a única forma de mostrar o trabalho para curadores, críticos de arte e artistas renomados e depois a chance de mostrar para um público mais amplo.

O tradicional SAC que está em sua quadragésima sexta edição, não foge à regra dos bem sucedidos que se tem conhecimento. Nesta edição de 2014 foram 164 inscritos de 11 estados brasileiros, 43 cidade. Neste contexto qua abrange o país, a comissão julgadora foi surpreendida diante de difícil tarefa de selecionar apenas 25 nomes de artistas, cumprindo o número que está previsto no regulamento. Impossível! Diante da qualidade e diversidade de obras apresentadas a comissão terminou no processo seletivo indicando um número muito acima. Mas pela contigência física do espaço expositivo da Pinacoteca, fechamos em 34 artistas que certamente representa nesta mostra de altíssimo nível artístico

Surpreendeu também a comissão a quantidade de pintura que vinha perdendo espaço nas últimas edições dos salões de arte contemporânea. Também foram observados alguns temas recorrentes como a paisagem urbana imaginária. Percebe-se também com esta retomada da pintura o interesse por um refinamento técnico e poético visto nas colagens, como artifício para a construção de desenhos minuciosos, fotografias e vídeos.

Diante dessa multiplicidade de poéticos artistas, a exposição é uma oportunidade única para o debate dos caminhos dda arte contemporânea na cidade de Piracicaba.

Antonio Carlos Tuneu Rodrigues
Regina Teixiera de Barros
Ricardo Resende
Comissão de Seleção e Premiação do 46º SAC