Library of Waters
“Library of Waters” foi uma ação colaborativa na comunidade/universidade dos oceanos. Precisávamos de água e pessoas entusiasmadas com um celular para acontecer. E lá fomos nós, através de diferentes geografias, para capturar o encontro de corpos d’água, algumas das versões “contidas” e “incontidas” de líquidos salgados: humanos e o Oceano.
Estas são as primeiras linhas de um texto muito entusiasmado que descreve a importância da experiência de um grupo agindo em prol do Oceano. Ao responder a um chamado em que os membros da nossa comunidade precisavam apenas enviar uma fotografia de um ser aquático com o qual se identificassem, eles atenderam de forma orgânica e sincronizada às necessidades oceânicas dos nossos tempos atuais: atenção! Nosso oceano precisa da nossa atenção! Não apenas isso, mas nosso oceano também precisa da memória e da nossa antecipação para agir em seu nome.
Assim, para ativar a memória que a natureza imprimiu em nosso ambiente e em seus coabitantes, usamos a Seção Áurea, também conhecida como regra de Fibonacci, para criar a grade na qual as imagens são apresentadas. A mesma regra também foi usada para determinar o ritmo em que as imagens fluem na página.
Além disso, no livro em PDF “Library of Waters”, as páginas devem estar livres de encadernação, para que a organização e a reorganização da ordem de qualquer uma delas seja tão fluida quanto as ondas, indo e vindo, interconectando-se, absorvendo e sendo absorvidas pelas outras imagens de água que coexistem neste coletivo.